Páginas

Bienal de São Paulo comemora 30 anos e exclui artistas importantes de sua história

Imagem: Bienale
Por Márcia Brasil

Mostra 30x Bienal abre exposição sem a participação de artistas que fizeram história em outras edições

A edição de comemoração da Bienal de São Paulo, aberta ao público em 21 de Setembro, no Ibirapuera, está menor: artistas que consagraram a história das artes desde o início, em 1951, foram excluídos desta comemoração. 

Seis décadas de existência, a Bienal por ter exercido papel central para o desenvolvimento das artes visuais no País, desde o início, contemplou vasto diálogo com expressões artísticas em seu contexto histórico-social. 

Divergência afirmada pelo curador Paulo Venâncio Filho, convidado pela direção da Bienal e ligado aos interesses de galeristas. Venâncio selecionou os artistas e as obras com critérios próprios que contrariam aspectos históricos da bienal.

O nome sugerido à mostra 30x que apresenta 250 obras de 111 autores ocupando apenas os dois últimos pisos do Pavilhão da Bienal, no Parque do Ibirapuera, também foi uma escolha particular sem o parecer de expoentes das artes da Bienal.

Segundo artistas que se destacaram em várias edições desde o início da Bienal, nem se quer foram notificados quanto ao nome da mostra em comemoração. A indignação não é por menos, boa parte que foi excluída da comemoração fundou a Bienal. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário